-
O aço inox mantém-se limpo naturalmente por mais tempo que todos os outros metais. Isso acontece porque é produzido a partir de uma liga metálica constituída de uma mistura de ferro com, no mínimo, 10,5% do elemento cromo, o que o torna mais resistente do que o aço comum e, além disso, ao entrar em contato com o oxigênio do ar, forma uma fina camada de óxido na superfície do aço, protegendo-o contra vários tipos de agressões externas, incluindo a ferrugem.
Mesmo quando o aço inox sofre algum tipo de dano, seja um corte, amassado ou arranhão, imediatamente o oxigênio do ar combina-se com o cromo, formando novamente a camada protetora e restaurando sua resistência original.
Outros elementos adicionados ao inox, como níquel, molibdênio, vanádio e tungstênio, também podem ser utilizados para aumentar a resistência do material e garantirem ao produto múltiplas aplicações em diferentes setores produtivos. E a cada composição ele recebe um número que o identifica, sendo o inox 304 o mais utilizado
Porém, apesar disso, o inox também pode sujar, manchar, queimar e até mesmo ser atacado pela ferrugem. Por isso, preparamos aqui algumas dicas para limpar esse material, mesmo em casos mais extremos.
Essa dica é básica, e pode ser obtida evitando-se o uso de agentes agressores, tais como palhas de aço, o lado abrasivo (verde ou azul) das esponjas, amoníacos, saponáceos, solventes e cloro.
Utilize na limpeza somente panos macios, esponjas de nylon, escovas de cerdas macias, pasta de polir (incluindo as automotivas) e detergentes.
Faça uma solução com detergente e água morna e aplique-a com auxílio de um pano ou esponja (veja a dica 2) com movimentos firmes e uniformes, assegurando-se de que toda a superfície foi coberta. Após esse procedimento, enxágue imediatamente, antes que a solução seque, passe um pano úmido para retirar resquícios de detergente, e finalize a secagem com papel toalha ou pano absorvente.
Para deixar o inox com mais brilho utilize bicarbonato de sódio e álcool. Ou bicarbonato de sódio e água. Deste modo, basta misturar os dois ingredientes até formar uma pasta. Depois, usando um pano ou esponja, passe na superfície do aço inox evitando fazer movimentos circulares. Por fim, é só enxaguar com água morna e secar com um pano macio.
A acidez do vinagre ou do limão são eficientes para desengordurar, desinfetar, dar brilho e eliminar odores. Eles podem ser utilizados quando o inox já estiver visivelmente engordurado ou manchado. No caso do vinagre, todos os tipos podem ser usados, porém, o de álcool é mais barato e não possui corantes. Já a vantagem do limão sobre o vinagre, nessa aplicação, é seu odor agradável.
Caso a ferrugem seja mais recente e superficial, basta ir jogando vinagre sobre ela e esfregar uma escova de dentes velha, repetindo a operação até que a ferrugem seja removida. Depois disso, passar um pano úmido com água e secar com papel toalha ou pano seco. Já para a remoção de ferrugens mais profundas será preciso deixar a peça em contato com o vinagre por mais tempo. O restante do procedimento se mantém.
Quando a parte enferrujada está muito espessa e de difícil remoção, a dica é apelar para um produto removedor de ferrugem industrial. Neste caso é preciso tomar mais cuidado com o manuseio (usar luvas, de preferência) e seguir as instruções presentes na embalagem. Lembrando-se sempre de retirar o excesso do produto ao final da limpeza, com pano molhado seguido de secagem com pano ou papel toalha.
Todas as dicas para limpeza de superfícies de aço inox polido, acima, podem ser aplicadas também ao aço inox escovado. A diferença é que nesse caso os movimentos de limpeza com pano, esponja, pastas ou escovas devem ser feitos respeitando-se as fibras do aço escovado.
Para manter o inox limpo por mais tempo, melhor protegido e livre de marcas de dedos a dica é aplicar, após a limpeza, vaselina ou polidor automotivo sobre a peça, seguido da limpeza com pano limpo para se retirar o excesso de produto e dar o brilho.
O inox ganha brilho muito facilmente e diversos produtos podem ser utilizados para essa finalidade, incluindo óleo de cozinha e lustra móveis.
Leia também: Por que usar aço inoxidável no ramo de vidros?
Líder do mercado nacional de componentes para Esquadrias, reconhecida por oferecer soluções inteligentes e inovadoras aos seus clientes. Foi fundada por Luigi Papaiz em 1966 foi a primeira empresa do segmento a conquistar a ISO 9001. Faz parte do Grupo ASSA ABLOY, que compreende mais de 400 empresas subsidiárias em 70 países.